Desde os 14 Allyson participa ativamente de diversos projetos voluntários com a juventude cristã - inclusive na formação de lideranças jovens e com atividades de assistência a crianças e idosos em diversas campanhas sociais. Sua formação educacional e profissional inclui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), concluída em 2013; pela mesma universidade se tornou engenheiro civil em 2016. Antes disso, concluiu curso técnico/profissionalizante em edificações, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN - Campus Mossoró, em 2012. Três anos depois (em 2015), se tornou especialista em engenharia ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ. Em 2017, concluiu seu mestrado em Manejo de Solo e Água pela UFERSA, universidade onde é servidor público desde os seus 20 anos.
Em 2016, com apenas 23 anos, Allyson foi eleito presidente da categoria de servidores da UFERSA, sendo o mais jovem a ocupar esse cargo entre as 67 universidades federais do Brasil. Em 2017, também foi escolhido pelos técnicos administrativos da UFERSA para representá-los politicamente como membro titular do Conselho Superior da Universidade - sendo o mais votado da história da universidade.
Allyson também é estudante de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Entre mais de mil inscritos foi escolhido para integrar a RAPS, sediada em São Paulo/SP. Nessa Rede, recebeu formação política e ganhou experiências para a criação de projetos públicos que beneficiem à população.
Hoje, Allyson é deputado estadual eleito pelo Rio Grande do Norte - o mais jovem eleito no pleito eleitoral de 2018 no Estado. Foram 20.228 votos em 155 municípios potiguares, sendo o segundo mais votado em seu município Mossoró, com 13.095 votos. Dentre suas principais bandeiras para o mandato está a defesa da renovação e da mudança na política do Rio Grande do Norte.
FONTE - ALRN